quarta-feira , 25 Abril 2018
 

Entrevista de emprego: Tudo o que você precisa saber

Com modelos e dinâmicas diferentes, as entrevista de emprego podem não te deixar, digamos assim, relaxado. Mesmo assim, não há motivos para pânico, basta uma pequena preparação para fazer tudo dar certo.

Está escalado para uma entrevista de emprego? Parabéns,  já conseguiu passar pela etapa mais difícil, que é a de se destacar sem a possibilidade de proferir uma única palavra. Agora é com você, mas não se assuste com isso, com algumas dicas e um bom comportamento, suas chances de conquistar a vaga se solidificam de vez.

Após ler essa artigo, aproveite para ler também:
 Primeiro emprego – As melhores dicas de como conseguir
• Vocação: Como reconhecer a minha?
• Como fazer um bom currículo

Dicas de como se dá bem em uma entrevista de emprego

Preparação é essencial

Quando você chegava para as provas na escola e na universidade sem estudo algum, em uma matéria que não estava entre as suas favoritas, lembra do que acontecia, não? O mesmo acontece nas entrevistas de emprego. Procure revisar algumas vezes o seu currículo, lembre-se bem dos momentos que valem destacar, das conquistas, das dificuldades, enfim, tente se antecipar àquelas perguntas clássicas.

Entrevista de emprego

Se realmente não se sente confortável em situações como essa, travando um pouco o raciocínio e a espontaneidade com que você se comunica, procure fazer exercícios de oratória durante o tempo disponível, de preferência em frente ao espelho, isso pode te ajudar bastante a deixar o discurso bem ensaiado.

Separe tudo o que você vai precisar com antecedência, das roupas (limpas e bem passadas, por favor) à sua carteira, enfim, tudo, para não ficar naquele corre corre antes da entrevista, o que pode acabar te deixando mais afobado do que deveria estar.

Atitude e positividade

Não é bem daquela linha “good vibes” que estamos falando, mas de um posicionamento positivo com as experiências que você já teve. Se for perguntado sobre erros do passado, termine falando do aprendizado, de como você se tornou um profissional melhor depois do ocorrido.

Se o seu antigo chefe é um verdadeiro mala e a pergunta for justamente essa, vale muito mais dizer que o estilo não era exatamente compatível, mas que a experiência também foi muito valiosa, enfim, a forma como você se expressa altera completamente a absorção do entrevistador.

Se algumas perguntas completamente fora do contexto forem lançadas, nada de sorriso sem graça, procure por uma resposta, mesmo que não seja a certa. Quem ganharia em uma batalha entre o Batman e o Homem-Aranha (Pode acontecer, mesmo!)? Tire da cartola a sua opinião, tentando manter uma linha de raciocínio.

Atitude também significa cumprimentar as pessoas que encontrar pelo caminho, ser simpático com recepcionistas, outros funcionários, enfim, nada de muito diferente do que a boa educação ideal para o dia a dia. Chegar um pouco antes do combinado também é essencial.

Postura e naturalidade

É possível manter a naturalidade com uma postura que passe boas impressões aos que estão envolvidos no processo. Naturalidade é quesito importante para que o entrevistador perceba que você está ao mínimo razoavelmente confortável no que será o ambiente de trabalho, assim com a postura correta denota respeito e personalidade compatível com o mundo corporativo.

Apenas procure não confundir naturalidade com desleixo, a conversa não é a mesma que você teria com seus amigos e amigas em um bar. No mais, mostrar-se interessado na dinâmica da empresa também é uma boa iniciativa, com algumas perguntas pertinentes bem colocadas, nada de obviedades. Que tal compartilhar o artigo para discutir sobre outras iniciativas positivas em uma entrevista de emprego.

error: Content is protected !!