quarta-feira , 25 Abril 2018
 

Primeiro emprego – As melhores dicas de como conseguir

Muitos jovens nem acabam os estudos e já estão em busca do primeiro emprego, porém para aqueles que não possuem experiência pode se tornar uma tarefa um pouco difícil.

Entrar no mercado de trabalho exige muita persistência, pois o mercado está muito concorrido, devido a esta crise que ainda estamos superando, caso não tenha algum tipo de indicação certa, necessário levar em consideração muitos pontos para facilitar a busca pelo primeiro emprego.

Após ler essa artigo, aproveite para ler também:

• Vocação: Como reconhecer a minha?
• Entrevista de emprego: Tudo o que você precisa saber
 Como fazer um bom currículo

As melhores dicas de como conseguir o primeiro emprego. Acompanhe!

Qualificação

Além de concorrer com pessoas mais experientes, você não será o único jovem atrás do primeiro emprego, sendo assim, ter um diferencial, já que não terá experiência fará toda a diferença. Buscar qualificação com cursos é uma ótima oportunidade para passar na frente de muitos concorrentes, provavelmente em sua cidade existem muitas opções de cursos e também na internet é possível encontrar, inclusive cursos gratuitos.

Elaborando um currículo de qualidade

Todos os recrutadores recebem muitos currículos diariamente, sendo assim não existe a possibilidade de examinar minuciosamente cada um, portanto, aqueles com erros, com layout mal configurado e mal estruturado serão descartados mais facilmente.

Faça um currículo muito bem elaborado, confira quantas vezes forem necessárias até que tenha a certeza de que tudo está correto, não o polua e faça o máximo possível para ser muito interessante mesmo que sem experiência.

Como você não tem experiência ainda, foque em seus trabalhos voluntários, seus cursos, competências e em que todas elas podem ajudar no desenvolvimento da organização.

Primeiro emprego

Onde procurar?

Estamos cada vez mais na era digital, portanto esqueça aquela história de acordar cedo para entregar currículos na porta da empresa. Claro, em alguns casos ainda funcionam, mas na maioria dos casos os RHs recebem seu currículo por email. Veja agora as melhores opções para conseguir o primeiro emprego.

• Site da empresa: Depois de elaborar o seu currículo, veja as empresas que você pretende buscar uma vaga e cadastre o seu currículo no site da empresa, normalmente existe uma aba com a opção “trabalhe conosco”.

• Sites especializados: Existem muitas plataformas que são especializadas em cadastro de vagas e cadastros de currículos, não são agências, apenas fazem a ligação entre a empresa e o candidato. Um dos melhores exemplos e mais utilizados no Brasil é a Infojobs.

• Agências de emprego: Você poderá ir a agencia verificar se existe alguma vaga, ou entrar no site, cadastrar seu currículo e verificar quais vagas estão de acordo com o seu perfil.

• Entregar de porta em porta: Como vimos, não é a melhor opção, porém pode funcionar em alguns casos bem específicos, não custa a tentativa.

Prepare-se para a entrevista

Pronto, você já tem um currículo perfeito, bem estruturado e qualificado. Os recrutadores avaliaram e te chamaram para uma entrevista. E agora?

Agora chegou a hora de ficar preparado para entrevista. Pesquisas comprovaram que mais da metade dos candidatos reprovados em entrevistas de emprego recebem o não devido à despreparação e atitudes na hora da entrevista, mesmo com um perfil e currículo adequado a empresa.

Treine muito em casa, pense muito sobre o seu perfil, leia o seu currículo quantas vezes forem necessárias para você entender tudo que consta nele, saiba suas qualidades e em que elas são úteis. Conseguindo fazer essas releituras você chegará muito mais confiante na entrevista.

Perfeito, agora ficou muito mais fácil. Você já sabe que para conseguir o primeiro emprego deverá ter uma qualificação para se destacar entre os muitos candidatos, preparar um currículo de qualidade que não seja poluído e que o recrutador entenda como um perfil interessante, encontrar os melhores meios na sua cidade para divulgar o seu currículo e sempre estar preparado para uma entrevista, pois você poderá ser chamado a qualquer momento.

Boa sorte nesta nova etapa da sua vida, o sucesso está logo ali.

error: Content is protected !!